Folha Nova: Educação/Formação
O que vamos fazer agora no PeKi?
“Se vamos falar em preservação dos mares e do planeta, precisamos começar dando o exemplo dentro de casa” - Vilfredo Schurmann (O patriarca da família Schurman, exploradores dos Oceanos que usarei como exemplo abaixo)
A Experiência Peki tem como objetivo também promover ações e ideias que melhoram a VIDA, as nossas e da nossa Mãe Natureza
"O exemplo começa dentro de casa"
Foi esse princípio básico que sustentou a nossa filosofia de viver Peki.
O Peki com Folha Nova
Além do estilo de viver a infância, o momento PeKi encaixa-se no sonho maior:
As Viagens: Maneira de Formar e Educar
Sugestões possíveis e organizações de experiências, que apoiem a preservação do meio ambiente e trabalhos sociais.
Usar a filosofia Peki, para conhecer novas formas de viver e ver o mundo, melhorar a integração entre nós, gerar jovens emocionalmente mais preparados, mais contentes e lutar por um Planeta mais sustentável. Os dois caminham juntos, o emocional sutentável e as ações viáveis e positivas
Exploramos juntos com um carinho infinito, nos últimos 16 anos, através do clube e metodologia, que demos o nome de Peki, as nuances da infância e o curioso caminho de formação dos nossos filhos. Essa expedição em terra nos trouxe um grande aprendizado.
Conselho de todo o Meu Coração
Sugiro um “Tempo Sabático”, produtivo e com mãos na terra!
Diante de tudo que vivencio e pesquiso, se eu pudesse, eu CONVENCERIA o meu proprio filho e a escola a dar um tempo. Acho que ele se beneficiaria imensamente, se antes de decidir pela faculdade, vivesse alguns meses em algum outro lugar, fazendo trabalhos ambientais e socias. Ele, assim como os jovens nos grandes centros, precisam sentir, escutar e aprendar o que realmente esta acontecendo no mundo real para absorver melhor os últimos anos de “High School” e ter mais segurança e principalmente entusiasmo para fazer uma escolha mais equilibrada. Os empregos estão em fase de transição, enquanto o trabalho humano vem sendo substituído pela inteligência artificial e há incertezas no novo mercado de trabalho. Porém, o que não cairá em desuso, é a capacidade humana de adaptar-se e a sensibilidade para saber a hora de mudar o foco e fazer isso com harmonia. Vamos precisar de muita união e cooperação comunitária nesse processo todo. Então, essa experiência seria ganhar com o tempo.
Folha Nova: Acões e Produtos Positivos
1o Exemplo de Ação
Escolhi começar com um exemplo muito especial: A Família Schurmann
São 35 anos de expedições em família pelos mares, verdadeiras aventuras de amor, preservacão `a natureza e excelente inspiração de valores de vida:
A próxima expedição de Vilfredo, Heloísa e os filhos Pierr, David e Wihelm, chamada de “Voz dos Oceanos”, será de 18 meses e já está marcada para partir em dezembro deste ano pela costa brasileira, e passará por 40 pontos estratégicos, entre eles: Fernando de Noronha e até Manhathan, NY (eba, vamos recebê-los)
Dia 8 de Junho, dia dos Oceanos, a ONU Meio Ambiente e a Família Schurmann assinaram um Memorando de Entendimento global “Voz dos Oceanos”, que fará parte da campanha mundial #CleanSeas
A missão será para identificar soluções capazes de reverter o cenário catastrófico para as águas do planeta e conscientizar diversos setores sobre a urgência de fazer-se algo de maneira eficiente.
Eu sei que não dá para todos pegarem um veleiro e sairem descobrindo novos horizontes para ser feliz. Mas idéias de coragem e experiências novas, dentro da realidade de cada um, são suficientes para embarcarmos nas nossas próprias expedições.
1o Exemplo de Produto
“Made in Brazil”
O veleiro que portará a família, o Kat, é abastecido de energia limpa, graças a dispositivos eólicos, gerador híbrido, painéis de energia solar, 36 baterias e 56 lâmpadas de LED. E ainda, a inovadora embarcação de fabricação brasileira, é equipada com dessanilizador de água, compactadora de lixo, composteira elétrica e duas hortas com salsinha e manjericão.( adoro isso, até temperos frescos eles cultivam #plantlove ).
E agora, não vai mais existir o PeKi?
O Peki tendo se tornado, dito pelas proprias crianças que participaram dos encontros, uma maneira de pensar e agir, estará sempre nos nossos corações.
Mas não vai mais ter Playdates Culturais, Festas Ecológicas, Workshops com lixo (NatalECO, Xadrez Reciclar)?
Pois é, assim como aprendi que o grande lance de ser mãe é ensinar e dar segurança para nossa cria decolar, o PeKi também serviu para dar ferramentas para fazer tudo com as proprias mãos. Aqui, sempre compartilhamos e incentivamos as famílias a criar a ambientação mais favorável `as suas culturas e conviver mais com seus filhos.
Mas, o segredo é que o ninho fica sempre arrumado, esperando por uma visita.
As ideias e experiências estão aqui, catalogadas, e eu, Vanessa, em nome do nosso Clube Peki, estarei sempre pronta para dar sugestões ou montar um "playdate/workshop" quando precisarem.
Deixo um abraço forte de muita esperança por dias brilhantes.
Vanessa
P.S. IMPORTANTE: O Peki não virou Blog, e eu tão pouco blogueira, afinal de contas
tudo o que faço e crio através do Peki é para ajudá-los a DESCONECTAR do mundo virtual e viver o PRESENTE. Porém, é a ferramenta/veículo que temos, são as asas que precisamos para voar.